CARTA DE APOIO
- movacentidades
- 8 de dez. de 2022
- 2 min de leitura

Entidades de Assistência Social - MNEAS, apoia e reforça o posicionamento do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS, o Conselho Nacional de Assistência Social, Fórum dos Usuários e Fórum dos Trabalhadores e Fonseas que se manifestam em favor da criação do Mi
nistério da Assistência Social.
MNEAS é um movimento que r
epresenta mais de 4 mil entidades espalhadas no Brasil que por meio de serviços, programas e projetos socioassistenciais, atendem de forma direta ou indireta a milhões de famílias que acessam as ofertas desta e das demais Políticas Públicas.
Nossas redes lutam pelo reconhecimento de seu papel e sua força no SUAS e acreditamos que a criação de um Ministério de Assistência Social nos aproxima e fortalece.
Compreendemos que o nome não define este Ministério, mas o nome desta Política traz a história da luta pela promoção da emancipação, autonomia e independência do público invisibilizado e excluído de nossa sociedade brasileira.
Uma Política Pública, que está fragilizada, precarizada e negligência a partir de planos de governo, necessita urgentemente demarcar seu espaço, fortalecer, ter visibilidade e comando único na esfera federal dando a devida dimensão de sua grandeza e abrangência, estabelecendo diálogo direto com o desenvolvimento econômico.
Consideramos ainda que a incidência no desenvolvimento social é responsabilidade de todas as políticas e que adotar outra terminologia para acolher a assistência social significa fragilizar a responsabilidade da intersetorialidade e desviar a assistência social de sua fortaleza que é a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos.
Além disso, é a hora de trazer para a assistência social uma dimensão ampliada que abarque a distribuição de renda, CadÚnico, Bolsa Família e demais frentes que estavam no bojo do Ministério da Cidadania/ e ou Combate à Fome porém em paralelo à essa Polícia.
Continuar como Secretaria Nacional é insistir no erro já cometido, que a depender de políticas de governo, desmontem uma Política de Estado que prevê a emancipação do cidadão.
Reafirmamos nossa defesa de um Ministério da Assistência Social, Comprometidos com uma concepção ampla e potente da Política de Assistência social em todas as suas dimensões no unimos a todos os coletivos da sociedade civil neste momento de renovação da Assistência Social.
Coordenação Nacional do Mneas




Comentários